MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA PLUG ESCUTAContraste EscuroCONTRASTE:

O Estúdio de Áudio é um espaço colaborativo de experimentação de processos sonoros e de democratização do acesso à produção em áudio, tais como peças radiofônicas, podcasts, composições musicais, etc. A proposta do estúdio vai ao encontro de demandas de produção de materiais sonoros para rádio-escolas da rede pública de ensino e projetos independentes de estudantes, professores e colaboradores do PlugMinas, além de coletivos e entidades juvenis.

O PlugMixPrograma de Pesquisa e Ações Colaborativas é um núcleo voltado para integração, criação colaborativa e construção coletiva de conhecimento. Composto de diferentes estruturas laboratoriais multimídia viabilizadas através de parceria com a Associação Imagem Comunitária, o espaço deseja oferecer aos jovens estudantes dos diversos núcleos do PlugMinas, às escolas e comunidades do entorno, um lugar de troca e convívio, em que seja possível o desenvolvimento autônomo de ações centradas em temas fundantes do Plug: protagonismo, juventudes, cultura, diversidade, autogestão e empreendedorismo.

O núcleo, concebido junto com estudantes, coordenadores e professores dos diferentes núcleos do PlugMinas, além de representantes da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, foi inaugurado em 19 de abril de 2018 e vem, nesse primeiro momento, colocando em movimento duas linhas principais de atuação:

- Suporte a propostas de atividades e produções artístico-culturais voltadas para seus diferentes espaços e formuladas por estudantes, professores e colaboradores do PlugMinas; além de escolas, coletivos e entidades juvenis;

- Apoio, acompanhamento e difusão de processos investigativos realizados por estudantes e professores sobre temáticas relacionadas ao PlugMinas.

As propostas de atividades e produções artísticos-culturais poderão ser direcionadas aos diferentes espaços que compõem o PlugMix. Estas serão analisadas por uma comissão composta por representantes de todos os núcleos do PlugMinas: Núcleo de Planejamento e Gestão, Desembola/Associação Imagem Comunitária, Cicalt/Valores, NCD/Senac, NEJ/Sebrae, UaiTec e Educação Integral, além dos monitores técnicos responsáveis por cada espaço.

                                                      

                                                         Evento de inauguração do PlugMix - Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

 

Conheça os espaços que fazem parte do PlugMix.

PLUGTECA CAROLINA MARIA DE JESUS

Biblioteca aberta a toda a comunidade, que conta com acervo de 1000 livros de arte, literatura infanto-juvenil, romances brasileiros e internacionais, livros de poemas, entre outros. Além de oferecer o serviço de empréstimo de livros, a biblioteca pretende ser um espaço de promoção de atividades de arte e incentivo à leitura como contações de histórias, saraus de poesias e lançamentos de livros. A biblioteca foi viabilizada por uma parceria entre o PlugMinas, a Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias da RMBH – SABIC, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e a Associação Imagem Comunitária.

Horário de funcionamento da PlugTeca: segunda à sexta-feira das 9h às 17h30

Para inscrever propostas de uso deste espaço, ACESSE O FORMULÁRIO

 

                                                             

                                                        PlugTeca Carolina Maria de Jesus. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

                                                                                                

GRÁFICA RISOMIX

A RisoMix é um laboratório de artes gráficas que pretende atender demandas de produção de materiais gráficos independentes de estudantes, professores e colaboradores do PlugMinas, além de coletivos e entidades juvenis. Executado pela Associação Imagem Comunitária (AIC) em parceria com o PlugMinas, a proposta do laboratório é ser um espaço colaborativo de experimentação de processos gráficos alternativos e de democratização do acesso à produção e à distribuição gráfica.

Horário de funcionamento: Segundas e quintas das 8h às 12h

                                             Quarta das 9h às 18h

                                             Sextas das 14h às 18h

A utilização da Gráfica RisoMix depende do envio de propostas, porém o monitor-responsável encontra-se disponível nesses horários para o repasse de informações e esclarecimento de dúvidas.

CLIQUE AQUI Para baixar o manual de funcionamento da RisoMix. 

Para inscrever seu projeto (leia antes o manual de funcionamento), ACESSE O FORMULÁRIO

 

                                                                                                                                                                         Gráfica RisoMix - Foto: Guilherme Pereira

 

LABORATÓRIO E ESTÚDIO DE FOTOGRAFIA

O Laboratório e Estúdio de Fotografia pretende ser um espaço colaborativo de experimentação de processos fotográficos analógicos e digitais. Executado pelo PlugMinas em parceria com a Associação Imagem Comunitária (AIC), o laboratório deseja atender demandas de produção fotográfica e democratizar seu acesso a estudantes, professores e colaboradores do PlugMinas, além de coletivos e entidades juvenis. O espaço divide-se em duas salas com metodologias de criação específicas:

- Laboratório de Experimentação Analógica - onde podem ser desenvolvidas experimentações em processos como, por exemplo: revelação de filmes, ampliação de imagens, fotografia pinhole, fotogramas, etc.

- Estúdio de Fotografia Digital – onde são possíveis experimentações com uso controlado de luz artificial para fotografia de pessoas e objetos.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 13h às 17h.

A utilização do LabFoto depende do envio de propostas, porém a monitora-responsável encontra-se disponível nesses horários para o repasse de informações e esclarecimento de dúvidas.

CLIQUE AQUI para baixar o manual de funcionamento do LabFoto.

Para inscrever seu projeto (leia antes o manual de funcionamento), ACESSE O FORMULÁRIO

                                                                  

                                                               Estúdio de Fotografia Digital - Foto: Bruno Amarante

 

LAN HOUSE

A Lan House é um espaço multifuncional que pretende ser um ponto de livre acesso à internet (seja para fins de entretenimento, seja para atividades de pesquisa); de estímulo a práticas de aprendizado orientado e colaborativo; e de disponibilização de pequenos serviços de utilidade para estudantes e comunidade, como impressão e pagamento de contas, transferência de conteúdos de gadgets para mídias de armazenamento, etc.

Horário de funcionamento:

Segundas, terças e quartas-feiras, de 13h às 17h;
Quintas-feiras, de 9h às 13h.

Para inscrever propostas de uso deste espaço, ACESSE O FORMULÁRIO

                                                                                Lan House - Foto: Inês Quiroga

 

ESTÚDIO DE ÁUDIO

O Estúdio de Áudio é um espaço colaborativo de experimentação de processos sonoros e de democratização do acesso à produção em áudio, tais como peças radiofônicas, podcasts, composições musicais, etc. Executado pelo PlugMinas em parceria com  a Associação Imagem Comunitária (AIC), a proposta do estúdio vai ao encontro de demandas de produção de materiais sonoros para rádio-escolas da rede pública de ensino e projetos independentes de estudantes, professores e colaboradores do PlugMinas, além de coletivos e entidades juvenis.

Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira das 13h às 17h

A utilização do AudioLab depende do envio de propostas, porém o monitor-responsável encontra-se disponível nesses horários para o repasse de informações e esclarecimento de dúvidas.

CLIQUE AQUI para baixar o manual de funcionamento do AudioLab.

Para inscrever seu projeto (leia antes o manual de funcionamento), ACESSE O FORMULÁRIO.  

O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil é um projeto social da Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG), que nasceu com a proposta de formar jovens empreendedores e protagonistas, preparados para os desafios do mercado de trabalho e da vida. Essa formação é realizada por meio da oferta gratuita do curso técnico em Administração para estudantes da rede pública que estão cursando o 3º ano do ensino médio ou que já se formaram.

Desde que iniciou suas atividades, em 2010, a Escola do Sebrae NEJ já formou mais de 2 mil jovens empreendedores. Por ano, são ofertadas 330 vagas.

Cursos oferecidos

Técnico em Administração com ênfase em Gestão de Negócios

Duração: um ano 

Turnos: manhã e tarde

Público

Estudantes da rede pública cursando o 3º ano do ensino médio ou já formados, com idade entre 16 e 30 anos.

Inscrições

Resultado do Processo de Inscrição para Ingresso no Itinerário Técnico Concomitante, voltando para os alunos do 3º ano da rede estadual de ensino!

O resultado você confere no link abaixo. ATENÇÃO AOS PRAZOS DE MATRÍCULA:

https://drive.google.com/file/d/152vL69vj32eSrWfsiswOuC7dMgSSuitO/view?usp=sharing

Edital Plug Minas 01/2020 com as diretrizes do Processo de Inscrição:

https://drive.google.com/file/d/1Hh6iK5tZKyPiK_xFhkp8iBjo506G1kYV/view?usp=sharing

Lista de espera do Processo de Inscrição para Ingresso no Itinerário Técnico Concomitante

https://drive.google.com/file/d/16W55QNNvo2ox3ZaFy0dskze3e-8Nnpvs/view?usp=sharing

Metodologia

A metodologia da escola do Sebrae alia teoria e prática. Além das disciplinas básicas de administração, o curso oferece projetos “mão na massa” de empreendedorismo e gestão. 

O primeiro deles é o Tutoria, em que os estudantes escolhem um empresário tutor que irá abrir as portas da sua empresa. Por meio de encontros com os empresários, entrevistas e visitas técnicas às empresas, os alunos têm a chance de conhecer a rotina de uma empresa e descobrir como funciona um negócio por de dentro.

Em seguida, os alunos participam do Empresa Simulada, projeto que propõe ao aluno vivenciar o mundo empresarial e seus desafios em um ambiente simulado de empresas. O aluno tem a chance de passar pela gestão de todos os setores de uma empresa, conectado a uma rede simulada de cerca de 5 mil empresas virtuais em todo o mundo.

Com essa bagagem de experiências, os alunos estão prontos para finalizar o curso desenvolvendo uma proposta real de negócio. No Projeto Ativa Empreender, os alunos são desafiados a conceber uma ideia de negócio, desenvolvê-la e planejá-la, de forma a possibilitar a sua implementação. Para isso, devem elaborar um plano de negócios, com o apoio de um professor orientador.

Além dos projetos de empreendedorismo e gestão, que seguem a mesma metodologia da Escola do Sebrae, uma questão muito trabalhada no Núcleo de Empreendedorismo Juvenil é a ideia de retorno para a própria comunidade, com ações que gerem sentido não só para a vida pessoal do aluno, mas também para a comunidade onde vive. É aí que entra o projeto Legado Empreendedor, iniciativa que mobiliza os estudantes a identificarem problemas reais e desenvolverem ações de melhorias em instituições como creches, asilos e hospitais, despertando no aluno a consciência de seu potencial enquanto ser social agente no mundo.

Assim, ao se formarem, os participantes estão mais preparados para serem cidadãos autônomos, capazes de mudar a realidade ao seu redor. 

E você, tá esperando o que pra vir pra Escola do Sebrae NEJ também?

A Lan House é um espaço multifuncional que pretende ser um ponto de livre acesso à internet (seja para fins de entretenimento, seja para atividades de pesquisa); de estímulo a práticas de aprendizado orientado e colaborativo; e de disponibilização de pequenos serviços de utilidade para estudantes e comunidade, como impressão e pagamento de contas, transferência de conteúdos de gadgets para mídias de armazenamento, etc.

O Núcleo das Juventudes é uma unidade do PlugMinas voltada ao desenvolvimento de ações coletivas de promoção da cidadania das juventudes, com foco especial na ampliação das possibilidades de desenvolvimento pessoal e cidadão dos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Para tal, o núcleo é estruturado em torno de dois programas educativos:

1) Laboratório de Educomunicação e Protagonismo Juvenil – Promove processos formativos baseados em experimentações em educomunicação, oferecidos a turmas de escolas públicas estaduais, bem como a coletivos de arte, cultura e cidadania constituídos ou integrados por adolescentes e jovens, prioritariamente integrantes ou egressos de escolas públicas. O intuito é, em processos formativos envolvendo as linguagens comunicativas (tais como artes gráficas, fotografia e audiovisual) criar oportunidades de expressão, por esses públicos, de temas relacionados aos direitos juvenis; 

2) Desembola na Ideia – Voltado à oferta de atenção psicossocial e ateliês artísticos, que são espaços de expressão, conversa e ressignificação de estigmas e de “profecias autorrealizadas” de trajetórias juvenis, tidas como irreversíveis, marcadas por diversas violências. Nessa perspectiva, o programa atende adolescentes e jovens em situação de alta vulnerabilidade, especialmente em conflito com a lei, que sejam encaminhados por parceiros do Sistema de Garantia de Direitos. A ideia é que esses sujeitos construam sentidos para as suas experiências, ao invés de repetir “enredos” que já estão socialmente estabelecidos para jovens pobres com envolvimento com o crime.

Cursos oferecidos

  • Atenção psicossocial individual e em grupo para jovens em situação de extrema vulnerabilidade social.
  • Ateliês artísticos (artes visuais, paisagismo, estilo, música, dança, fotografia, gastronomia, entre outros), complementares ao programa de atendimento psicossocial.
  • Processos formativos em educomunicação, nos quais variados grupos juvenis criam produtos e campanhas de comunicação em direitos.

Duração: variável  

Turnos: manhã e tarde

A atenção psicossocial é oferecida todos os dias. Já o Laboratório de Educomunicação e Protagonismo Juvenil forma turmas que têm atividades de três a cinco vezes por semana, por um período mínimo de um bimestre.

Público 

Desembola na Ideia - O público é composto por adolescentes (12 a 18 anos) em situação de extrema vulnerabilidade social.

Laboratório de Educomunicação e Protagonismo Juvenil - Voltado para adolescentes e jovens ligados a projetos de comunicação cidadã propostos à AIC por escolas ou entidades parceiras.

Inscrições

Desembola na Ideia - Atendimento via encaminhamento pelas entidades do Sistema de Garantia de Direitos, mediante agendamento prévio. Telefone: (31) 2552-7600. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. São atendidos gratuitamente todos os casos de vulnerabilidade grave ou extrema.

Laboratório de Educomunicação e Protagonismo Juvenil - As turmas são formadas mediante parcerias com entidades e escolas públicas. A prioridade são projetos cuja viabilidade dependa da parceria com o Núcleo das Juventudes e que estejam localizados nos territórios de maior vulnerabilidade social da RMBH. Se a sua escola, organização ou coletivo se enquadra nesse perfil, dê uma ideia na galera! Contato para escolas e entidades interessadas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Metodologia

O Núcleo das Juventudes tem uma metodologia que parte da compreensão de que é preciso construir caminhos para assegurar o direito à vida e à cidadania de adolescentes e jovens pobres, negros e periféricos, que estão entre as principais vítimas de violações de direitos no Brasil. E uma das grandes violações é simbólica: há um estereótipo, arraigado no senso comum, de que esse segmento da população seria um “problema social”, associado diretamente à violência nas cidades. Todas as estatísticas indicam, no entanto, que esse público é muito mais vítima do que autor da violência no país.

Desse modo, o núcleo acolhe adolescentes e jovens na perspectiva dos direitos e da promoção do desenvolvimento humano – que, segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), “é o processo de ampliação das liberdades das pessoas, com relação às suas capacidades e às oportunidades a seu dispor, para que elas possam escolher a vida que desejam ter”.

A proposta é, portanto, promover oportunidades de participação, desenvolvimento e empoderamento junto a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. É muito recorrente o discurso que vincula essas pessoas à falta: falta de recursos, de infraestrutura, de oportunidades, de perspectivas. É preciso quebrar o círculo vicioso dessas imagens estigmatizantes, que fortalecem os processos de exclusão social. Há que se investir na construção de espaços em que elas possam recriar suas trajetórias, provocar novos olhares e abrir caminho a uma cultura de inclusão.

A metodologia de trabalho, assim, volta-se à criação de oportunidades de participação e de diálogo. Há espaços voltados à orientação de projeto de vida, com vistas a possibilitar que cada adolescente ou jovem conte com uma escuta adequada à sua singularidade e possa refletir sobre sua existência, identificando desafios e traçando estratégias possíveis para enfrentá-los. Esse espaço de orientação é conjugado a ateliês de arte e a atividades de educomunicação, nas quais os participantes são convidados a refletir sobre os desafios que têm em comum e, ainda, a desenvolver coletivamente projetos de intervenção artística e comunicativa na cidade, voltadas à disseminação de temáticas relacionadas à promoção dos direitos juvenis. 

Por outro lado, as famílias, as redes educacionais e de promoção de direitos, além dos moradores de Belo Horizonte de modo geral, são convidados a participar das intervenções artísticas e comunicativas – estabelecendo, assim, um diálogo diferente com as juventudes que dão vida ao núcleo. Dessa forma, pretende-se que cada jovem seja o sujeito de um processo individual, familiar, coletivo e comunitário de construção de perspectivas efetivas para a sua cidadania e para a cidadania juvenil.

Essa metodologia se diferencia radicalmente das usualmente adotadas por instituições que desenvolvem ações junto a adolescentes em situação de risco social. Em lugar do desgastado discurso de “tirar das ruas” e “oferecer ocupação para que não apronte”, há que se garantir a esse público um lugar digno e cidadão: o lugar de um sujeito com direito a aprender e ensinar, a se expressar, a construir e compartilhar conhecimentos, a contribuir com a comunidade. É essa a aposta do Núcleo das Juventudes.

Nessa perspectiva, práticas meramente transmissivas, de conhecimentos prontos e engessados podem ceder lugar a fazeres que abram espaço a oportunidades de desenvolvimento humano e de construção da autonomia e do pensamento crítico. Emerge a possibilidade de valorização da diversidade, dos contextos de vida, das culturas e das práticas sociais dos sujeitos. Isso representa um avanço não só para o adolescente, mas para os adultos e as instituições também.

E aí, parece com você e com aquilo em que você acredita? Então chega junto, entre em contato com a gente e faça a sua proposta de projeto e/ou de encaminhamento! Estamos à disposição para atendê-lo da melhor forma possível!

O Núcleo de Criação e Design (NCD), parceria com o Senac, é uma unidade especializada em moda, beleza e design, que proporciona aos jovens diversas formações ligadas a essas áreas, visando aguçar a criatividade, a inovação e a autonomia. 

São ofertados cursos gratuitos de curta e longa duração, e os estudantes podem construir um percurso formativo por meio de diversos cursos relacionados, complementando sua formação profissional e viabilizando o desenvolvimento de competências diversas necessárias para o exercício de suas profissões.

Cursos oferecidos

Abertura de novas ofertas em análise. 

Público

Jovens a partir de 14 anos que tenham concluído ou estejam cursando o ensino regular na rede pública da capital mineira ou da região metropolitana de Belo Horizonte. Também é necessário que a renda familiar per capita seja de até 2 salários mínimos.

Inscrições

No momento não existem inscrições abertas.

Metodologia

Por meio de metodologia moderna que alia teoria à prática, infraestrutura completa e experiência de mais de 70 anos em qualificação e formação profissional, os cursos oferecidos pelo Senac preparam os jovens para atuar em um mercado cada vez mais dinâmico, criativo e inovador. 

Seja dentro ou fora da sala de aula, os estudantes elaboram projetos por meio de situações desafiadoras do fazer profissional e, com isso, desenvolvem competências para uma atuação mais crítica, reflexiva e investigativa, sendo capazes de propor, com autonomia, soluções e alternativas para um mercado cada vez mais exigente. 

Domínio técnico-científico, visão crítica e atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas são características do modelo pedagógico Senac, que definem o profissional formado pelo NCD.

Que tal? Demorô!? Já é! Cola aqui! 

A RisoMix é um laboratório de artes gráficas que pretende atender demandas de produção de materiais gráficos independentes de estudantes, professores e colaboradores do PlugMinas, além de coletivos e entidades juvenis. Executado pela Associação Imagem Comunitária (AIC) em parceria com o PlugMinas, a proposta do laboratório é ser um espaço colaborativo de experimentação de processos gráficos alternativos e de democratização do acesso à produção e à distribuição gráfica.

O Núcleo Caminhos do Futuro está situado na entrada do PlugMinas. É um espaço de exposições para o que acontece e é produzido dentro do Projeto e também para iniciativas que dialogam com essas atividades, contribuindo para o processo de aprendizagem do jovem e ainda recebendo a comunidade.

Muitos projetos especiais do PlugMinas já foram realizados ou acontecem com frequência no Caminhos do Futuro. Uma galeria de arte também faz parte deste espaço. A ideia é colaborar com a formação dos jovens por meio de mostras, encontros e apresentações e abrir espaço para o talento dos estudantes do PlugMinas, mostrando o que é produzido nos cursos e atividades.

O Centro Interescolar de Cultura, Artes, Linguagens e Tecnologia (Cicalt) é uma escola de arte que leva à frente os princípios norteadores do Programa Valores de Minas. São oferecidos cursos técnicos gratuitos em cinco áreas artísticas: Artes Visuais, Artes Circenses, Dança, Música e Teatro. Centenas de novas vagas são abertas a cada nova convocação semestral!

Para além da formação técnica e profissional, o objetivo principal da escola é também possibilitar a formação cidadã e o crescimento pessoal dos jovens, aliado ao desenvolvimento cultural e artístico.

E não para por aí: alguns dos cursos são únicos em Belo Horizonte, como o de Artes Circenses, por exemplo.

Cursos oferecidos

Técnicos de Dança, Artes Visuais, Canto, Instrumento Musical: percussão e bateria, Instrumento Musical: violão e guitarra, Teatro, Figurino Cênico e Artes Circenses. 

Duração: um ano e meio (3 semestres)

Turnos: manhã, tarde e noite 

Público 

Prioritariamente, estudantes da rede pública cursando o Ensino Médio ou já formados. Em seguida, as ofertas são estendidas para a comunidade em geral. Não há restrição de faixa etária para a participação.

Inscrições

Para se inscrever, é preciso acessar o site de matrículas da rede estadual de ensino de Minas Gerais: www.matricula.educacao.mg.gov.br. Os cadastros normalmente ficam abertos no início e no meio do ano.

Todos os cursos são gratuitos e não há processo seletivo. Se o número de inscritos for maior do que o número de vagas, é realizado um sorteio para a seleção dos cursistas. Se liga e boa sorte!

Metodologia

Os princípios norteadores do Cicalt ancoram-se nos conceitos de arte, educação e cidadania, que, juntos, alicerçam sua estrutura pedagógica. As bases são a busca por um ensino inclusivo e democrático, que tenha o desenvolvimento artístico como condutor e que permita aos jovens serem protagonistas na construção dos saberes. Paralelamente, há também um forte trabalho de formação cultural, política, social e humana. Isso porque, sendo a juventude o público prioritário, há que reconhecê-la como uma fase especial de afirmação da autonomia do indivíduo, vital para o exercício da cidadania e de seus múltiplos direitos. Nesse sentido, o fomento ao protagonismo dos jovens é muito importante dentro da metodologia do Cicalt.

Atualmente, todos os cursos ofertados têm certificação técnica e são divididos ao longo de três semestres, contemplando uma carga horária total mínima de mil horas (valor que pode variar de acordo com o curso). Os cursos seguem as orientações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. É importante ressaltar que o aluno só poderá obter a Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio se tiver concluído, também, o Ensino Médio.

A oferta de cursos técnicos integra os programas e ações do Governo de Minas Gerais para democratização do acesso à educação profissional e tecnológica e visa especializar, aperfeiçoar e atualizar jovens, em prol da sua inserção e/ou melhor desempenho no exercício do trabalho. O foco nas artes é embasado na promoção do acesso à arte e à cultura como forma de potencializar o desenvolvimento sensível, crítico e participativo dos indivíduos. 

A metodologia está comprometida com o desenvolvimento da pesquisa e criação artística, com a interdisciplinaridade e com a formação de artistas conectados com a realidade do mercado de trabalho e de produção cultural. Nesse sentido, são realizadas atividades externas e experiências de prática profissional.

O Cicalt busca, ainda, promover o envolvimento dos estudantes em todo o processo criativo, desde a elaboração conceitual de uma obra de arte até o compartilhamento com o público, passando pelo aperfeiçoamento técnico e pela criação de estratégias de produção. Assim, oferece uma formação multifacetada e interdisciplinar, em que o enfoque está não apenas no domínio de um conjunto de habilidades, mas também na compreensão crítica dos processos criativos, na responsabilidade com o ambiente e na mobilização dos saberes necessários à tomada de decisões na sociedade contemporânea. São propiciadas aos alunos condições para que saibam interpretar, analisar, criticar, refletir, buscar soluções e propor alternativas às diversas questões da arte, com foco também na promoção da cidadania e da justiça social.

Compõem o repertório de atividades pedagógicas dos diversos cursos: práticas de criação, coletivas e individuais, seminários teóricos, performances, estudos de casos, realização de espetáculos, exposições e apresentações musicais, práticas interdisciplinares, treinamentos físicos, rodas de conversa e atividades externas de fruição artística, entre inúmeras outras práticas específicas para a formação técnica em arte.

O Cicalt se afirma como uma escola que reflete constantemente sobre o lugar da arte no meio social jovem, fomentando o acesso e a participação cultural, na busca da transformação da realidade das comunidades do entorno do PlugMinas e daquelas onde vivem e atuam os jovens. Dessa forma, busca ser um espaço para que alunos e alunas construam as bases para atuarem como protagonistas em processos de criação artística, desenvolvimento cultural e promoção da cidadania.

Se você curtiu a proposta, mas acha que arte não é pra você, repense! Aqui compreendemos que todos e todas possuem potenciais artísticos, humanos e críticos e que, juntos e juntas ao CICALT, podem compartilhar e desenvolver esses conhecimentos. Só vem!

PlugTeca Carolina Maria de Jesus

Biblioteca aberta a toda a comunidade, que conta com acervo de 1000 livros de arte, literatura infanto-juvenil, romances brasileiros e internacionais, livros de poemas, entre outros. Além de oferecer o serviço de empréstimo de livros, a biblioteca pretende ser um espaço de promoção de atividades de arte e incentivo à leitura como contações de histórias, saraus de poesias e lançamentos de livros. A biblioteca foi viabilizada por uma parceria entre o PlugMinas, a Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias da RMBH – SABIC, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e a Associação Imagem Comunitária.

O Núcleo UAITEC - Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SEDECTES, em parceria com o PlugMinas. Oferece, de forma gratuita, cursos livres com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso a conteúdos pedagógicos que sirvam para a qualificação e requalificação da mão de obra e formação profissional.

A capacitação é gratuita e oferecida aos jovens que tenham concluído o 9º ano do ensino fundamental. Os interessados deverão se cadastrar no portal www.uaitec.mg.gov.br.

Cursos oferecidos

O Núcleo UAITEC oferece cursos presenciais e semipresenciais: Analista de Mídias Sociais, Desenhos de Produtos Gráficos, Espanhol, Inglês, Programador de Dispositivos Móveis, Programador Web, Assistente de Produção Cultural, dentre outros.

A equipe do Núcleo de Planejamento e Gestão (NPG) é responsável pela gestão operacional do PlugMinas. O Núcleo elabora e implementa ações, atividades e programas com a ideia de aperfeiçoar o trabalho desenvolvido, além de pensar novas possibilidades e práticas. Também faz parte da rotina do Núcleo buscar novas oportunidades e propor parcerias com empresas e instituições que possam contribuir com o Projeto.

A equipe do NPG dá suporte aos parceiros e estabelece uma conexão entre os vários núcleos e atividades que acontecem no espaço, alinhando todo o trabalho do Projeto. Além disso, promove palestras na área de saúde para os estudantes, campanhas de mobilização, concursos internos, entre outras atividades pensadas especialmente para unir e movimentar todo o Projeto.

No Núcleo de Planejamento e Gestão fica a Lan House do PlugMinas, a Plug House. Nela, os estudantes do projeto podem ler e gravar CD’s e DVD’s, baixar e gravar arquivos salvos em pendrive, fazer downloads variados, criar documentos e acessar a internet.

 

 

Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital
Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto
CEP 31035-480 - Belo Horizonte
Telefones:

Núcleo de Planejamento e Gestão (31) 3029-7150

 

Temos 136 visitantes e Nenhum membro online