MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA PLUG ESCUTAContraste EscuroCONTRASTE:

Para comemorar o aniversário de seu patrono, o Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, em Montes Claros, realiza, até o dia 12 de novembro, a “XXVIII Semana da Cultura”. 

Com atividades gratuitas, o objetivo do evento é apresentar para a comunidade o trabalho desenvolvido por professores e alunos do Conservatório.

 “Estamos na vigésima oitava edição da Semana e temos a oportunidade de apresentar para a comunidade exposições, apresentações artísticas musicais e oficinas. A participação é grande. É uma homenagem também ao nosso patrono, que se vivo fosse, completaria 120 anos, no dia 04 de novembro”, conta a vice-diretora do Conservatório, Sandra Soares dos Santos.

Ações da semana são abertas para toda a comunidade. Foto: Divulgação SEE

O mote da Semana é o Barroco e os professores e alunos foram estimulados a organizar apresentações que trabalhassem o tema de maneira transversal. “A programação é bem vasta. Os alunos e professores discutiram a temática em sala de aula e desenvolveram, por exemplo, uma apresentação que mistura o Barroco com a música popular e uma oficina de canto e barroco”, pontua Sandra.

Juliana Peres é aluna do curso técnico de canto. A estudante, que já participou das atividades da Semana com uma apresentação de história da música, agora participa das oficinas de técnica vocal e coral e canto. “Participo de tudo que o Conservatório faz. Todas as atividades e apresentação da Semana são enriquecedoras, pois nós conseguimos aplicar na prática o que aprendemos em sala de aula e ainda ter a visibilidade do público”.

Também está sendo realizada uma mostra dos trabalhos do curso técnico de Designer de Interiores. Foto: Divulgação

Entre as atividades da Semana da Cultura também está sendo apresentada a Mostra Didática dos alunos do curso técnico de Designer de Interiores. Os trabalhos estão expostos na galeria do centro cultural da cidade.

Confira aqui a programação da Semana.

O Patrono

Oscar Lorenzo Fernândez nasceu em 04 de novembro de 1897, no Rio de Janeiro. Maestro e compositor, era o segundo filho de uma família de imigrantes espanhóis. Assim como outros compositores nascidos no final do século XIX, participou das discussões estéticas sobre a “Brasilidade” na música de concerto e figurou entre os compositores identificados com o nacionalismo musical brasileiro modernista do começo do século XX.

Em 1936, fundou o Conservatório Brasileiro de Música, o qual dirigiu até sua morte, em 1948. 

 

 

Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital
Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto
CEP 31035-480 - Belo Horizonte
Telefones:

Núcleo de Planejamento e Gestão (31) 3029-7150

 

Temos 146 visitantes e Nenhum membro online