Publicado 3 ano(s) atrás por Oliver Bredariol
em 10/04/2015
Com o aumento gradativo da expectativa de vida da população, o mercado de trabalho começa a ampliar sua busca pela experiência daqueles que já passaram dos 60 anos. Pensando nisso, o Senac Minas realizou, entre os dias 6 e 10 de abril, a “3ª Semana da Saúde” com uma programação inteiramente voltada ao idoso, trazendo informações sobre a reinserção no ambiente profissional, envelhecimento saudável e qualidade de vida.
O Núcleo de Criação e Design (NCD), uma das unidades do Senac que funciona aqui no PlugMinas, recebeu, na última quarta-feira, palestras e workshops a respeito de atividades físicas e inovações tecnológicas na área da saúde. Essas atividades estimularam debates entre todas as faixas etárias presentes. “Foi interessante observar os jovens do NCD discutindo esse tema com seus avós e parentes mais velhos. A ação permitiu uma troca de experiência que, por vezes, se perde em função do distanciamento provocado pela diferença de idade”, avalia Juliana Ribas, diretora do Núcleo.
A palestra sobre “Passagem do Tempo”, por exemplo, realizada pela psicóloga Fátima Neves, quebrou, de um jeito descontraído, uma série de preconceitos que envolvem o processo de envelhecimento. “Esse tipo de evento ajuda a desconstruir o medo em torno de ficar velho, e estimula pessoas e empresas a acreditarem no potencial da turma que já passou dos 60”, conclui Fátima.